A tecnologia, hoje em dia, já faz parte da rotina de trabalho nos campos agrícolas, e a utilização dos drones na agricultura de precisão é cada vez maior. Um drone é um veículo aéreo não tripulado, que pode ser controlado à distância.
A agricultura de precisão tem o objectivo de reduzir custos de produção, diminuir a utilização pesticidas e consequentemente a contaminação de terrenos, e o aumento da produtividade. Quanto mais se souber sobre explorações agrícolas mais fácil e rentável é a sua gestão.
Hoje em dia os campos são tão extensos que os agricultores não conseguem ver o estado das explorações em todo o lado. Por isso mesmo, os drones podem ser usados para examinar culturas, e ajudar os agricultores a gerir tudo de uma forma mais equilibrada.
Os dados recolhidos em tempo real, durante o desenvolvimento das culturas, permite obter um diagnóstico preciso de como as plantas estão integradas no ambiente agrícola. A computação de grandes quantidades de dados permite integrar diferentes tecnologias para preencher a necessidade de informação agrícola e apoio à gestão da exploração.
Os drones agrícolas permitem obter informações para o agricultor, tais como:
- Índices de vegetação
- Avaliação do estado hídrico das culturas
- Estimativas de produção
- Contagem de plantas e frutos
- Identificação e monitorização e doenças e pragas
- Identificação de zonas de risco com prioridade de actuação
- Delimitação de parcelas agrícolas e florestais
- Cadastro digital dos terrenos
- Gestão de biodiversidade
- Identificação de zonas de risco de incêndio