Controlar as condições climáticas no interior de uma estufa é o desafio para os agricultores, dada a importância da produtividade das culturas que está directamente relacionada com a manutenção das condições óptimas no interior da estufa.
Como a precisão sobre o clima interno está directamente relacionada com o nível de produção das suas colheitas, estes sistemas têm de estar em perfeita harmonia.
As estufas mais recentes estão equipadas com uma grande variedade de sensores. Estes medem não só todos os aspectos do clima no interior da estufa, mas também as condições externas. Os dados recolhidos e armazenados criam um histórico de dados sobre o clima no interior da estufa que poderão ser depois utilizados para definir configurações de previsão e padrão.
Os sistemas de ventilação, sombreamento, aquecimento, arrefecimento, iluminação e os níveis de dióxido de carbono são todos controlados. Os dados introduzidos dão ao sistema a representação mais precisa do clima dentro e fora da estufa. Dependendo do clima desejado, o sistema reage de forma inteligente. As acções de saída variam de modo a ajustar um sistema ou todos os sistemas juntos.