O constante aumento dos custos da energia obriga a que se tomem medidas no sentido de minimizar os desperdícios de energia. Atualmente, a eficiência energética de um edifício não passa apenas por ter equipamentos eficientes, mas depende também da forma como é realizada a gestão dos consumos de energia.
Os sistemas de Gestão Técnica Centralizada (GTC) existem para assegurar uma gestão adequada, permitindo monitorizar, controlar, comandar e gerir, de forma integrada, as várias instalações existentes num edifício, tais como climatização, águas quentes sanitárias (AQS), contadores de energia, iluminação, segurança, entre outros. O sistema permite automatizar para um nível óptimo o funcionamento dos equipamentos de acordo com as necessidades de conforto de cada utilizador.
Estes incluem os equipamentos/instalações (hardware) e um software funcionando sob o princípio da integração de subsistemas, ou seja, a partir desse software comum é possível coordenar as diversas instalações existentes.
Os GTC são essenciais nos grandes edifícios de serviços, mas também podem ser instalados noutros, existindo já instalações próprias para o sector residencial. Estes sistemas permitem poupanças na ordem dos 15 a 20% e, para além disso, no caso de anomalia ou avaria, estes enviam avisos e alertas ao serviço de manutenção, para que sejam tomadas as medidas necessárias à sua correcção.