Os motores elétricos são uma das principais fontes de consumo de energia elétrica. Estes apresentam um papel fundamental nas empresas, o que se reflete igualmente num peso elevado nos custos energéticos associados ao seu funcionamento.
Mais de 95% dos custos associados a um motor ao longo da sua vida útil resultam do seu consumo energético, devendo-se menos de 5% ao investimento inicial e manutenção.
Como alternativa aos motores elétricos convencionais tem-se os motores de alto rendimento, que tal como o próprio nome indica, possuem um rendimento superior ao motor normal/convencional e, consequentemente, menores perdas.
Esta diferença de rendimentos apenas é possível devido a mudanças no projeto de construção, materiais e melhores processo de fabrico. O facto deste tipo de motor ter menores perdas leva a que este consiga produzir a mesma potência mecânica de saída com menor potência elétrica absorvida, o que acarreta menor custo de operação e maior vida útil do equipamento. Este melhor desempenho é conseguido através das características técnicas diferenciadas, apresentadas na figura abaixo:
Assim, as principas vantagens dos motores elétricos de alto rendimento, face aos motores convencionais, são as seguintes:
• Reduzem o consumo de energia elétrica;
• A maioria destes motores apresenta um fator de potência mais elevado, reduzindo a fatura elétrica pela diminuição do consumo de energia reativa;
• Funcionam a temperaturas mais baixas pois, apresentam menores perdas, o que leva a um maior tempo de vida útil;
• O seu rendimento é mais elevado para cargas baixas;
• Menor nível de ruído e vibrações;
• Menor necessidade de manutenção.