O biogás é um gás combustível, constituido média por 60% de metano e 40% de CO2, que é obtido pela degradação biológica anaeróbica dos resíduos orgânicos. Em Portugal, uma questão que naturalmente se põe em relação ao biogás,é a avaliação da sua potencial importância no contexto das energias renováveis.
A produção do biogás provém exclusivamente da degradação dos resíduos da nossa civilização. A redução da energia consumida no tratamento dos resíduos e a queima do metano, evitando que este seja lançado na atmosfera onde é nocivo para os efeitos de estufa, são fatores que também tornam importante o aproveitamaneto do biogás.
Um dos maiores pontenciais sectores de podução de biogás é o sector agropecuário. A energia proveniente do biogás é produzida artificialmente com o uso de biodigestores anaeróbios.
Os biodigestores são constituídos por:
- Um misturador, onde a matéria-prima e a água são misturadas;
- Uma câmara, onde ocorre a fermentação anaeróbia;
- Uma válvula, onde sai o biogás;
- Uma saída para que o biofertilizante seja retirado.
A matéria prima é misturada com água para que o meio se torne anaeróbio, fazendo com que as bactérias iniciem o processo de fermentação da matéria orgânica, dando origem ao biogás. O biogás produzido pode ser utilizado nos sistemas de produção agropecuária, em aquecimento, iluminação, produção de energia elétrica e em motores para transporte de resíduos e do biofertilizante.