Da necessidade de plantar e colher em situações em que a luz não está presente naturalmente, gerou-se a necessidade da utilização de luz artificial, especialmente projectada para estimular o desenvolvimento vegetal, emitindo um espectro electromagnético apropriado para a fotossíntese.

A quantidade de luz necessária para o espaço da plantação é calculada de forma simples: 30 watt de potência de lâmpada por cada m2 de área útil. Este valor poderá sofrer alterações, de acordo com a quantidade de plantas cultivadas, por exemplo.

 

Os modernos painéis de LED possuem inúmeras vantagens quando consideramos a sua facilidade de utilização, eficiência e durabilidade. A vida útil das LED é algo em torno de 10.000 a 20.000 horas. As lâmpadas LED são  muito discretas, com baixo consumo e baixo calor. Apesar do elevado custo inicial, são os mais modernos sistemas de iluminação para plantas, tendo padrões de emissão de luz específicos nos painéis e nos comprimentos de onda que a planta absorve, sendo portanto, muito mais eficientes em comparação com outros sistemas.